Resumo:
Neste post você vai entender o que é Coworking, qual é a relação deste modelo de negócio com a sustentabilidade, qual é o perfil dos usuários, os princípios básicos para o networking e os principais motivos que levam cada vez mais pessoas a buscarem este modelo inovador de trabalho.
A expressão coworking surgiu nos Estados Unidos a partir da ideia de compartilhar espaços de trabalho como forma de diminuir os custos administrativos dos empreendedores e de investimento nas interações sociais e criativas.
Qual é a relação dos Coworkings com a sustentabilidade?
No Brasil, o modelo de trabalho mais eficiente e que amplia a rede de relacionamentos dos usuários está em expansão e, além da expressão coworking (mais usual), também são utilizadas: business centers (mais comum na Europa), escritórios compartilhados, escritórios virtuais, entre outras.
Um coworking é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e de todos os recursos necessários para o funcionamento de um escritório, por pessoas que trabalham por conta própria ou trabalham para diferentes empregadores, em diversas áreas de atuação, capaz de reunir usuários independentes, profissionais liberais, empreendedores, grandes e médias empresas.
Qual é o perfil dos usuários dos Coworkings?
O perfil dos clientes dos coworkings costuma ser bem diversificado, reunindo profissionais e empresas de vários segmentos, como advogados, médicos, engenheiros, arquitetos, representantes comerciais, contadores, empresas de RH, psicólogos, empresas da construção civil, cartões de crédito, empresas dos mais diversos ramos, bancos, mineradoras, agências financeiras e de crédito, bem como vários outros setores da economia, desde a agricultura, indústria, comércio e principalmente serviços.
Como é o relacionamento e as regras de conduta nos Coworkings?
As regras de conduta dos coworkings estão ligadas ao respeito aos direitos humanos e, principalmente, à diversidade, em todos os sentidos. Isso permite uma interação maior, baseada no respeito mútuo, o que propicia um ambiente muito mais criativo e produtivo.
Os coworkings tem sido procurados por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como home office e também por empresas que tem utilizado cada vez mais o modelo híbrido de trabalho.
É muito comum nos ambientes de coworking os usuários estabelecerem relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente.
Quais são os serviços que os Coworkings costumam prestar?
Com a expansão do mercado de serviços administrativos e escritórios compartilhados estão surgindo coworkings cada vez mais especializados, voltados para usuários mais exigentes com o seus locais de trabalho.
Os Coworkings prestam diversos tipos de serviços de apoio administrativo que visam a reduzir os custos de instalação física, manutenção, recepção, tributação, segurança e de comunicação de usuários, oriundos de diversos setores econômicos, que, ao aderir a um esquema coletivo com gerenciamento centralizado, produzem sinergia e mais eficiência econômica, liberando recursos para as suas atividades fim.
Dependendo do perfil do usuário, ter uma sede própria, com gestão de todos os serviços administrativos básicos para um escritório funcionar pode representar um custo muito superior se comparado ao modelo apresentado pelos coworkings, com a vantagem destes ambientes ainda possibilitarem um networking natural.
Além da locação mensal ou eventual de espaços de trabalho, em ambientes compartilhados ou salas privativas, os coworkings oferecem vários outros serviços de apoio administrativo e de marketing, como por exemplo Endereço Fiscal, Secretariado, Espaços Publicitários, divulgação e networking.
Quais são os principais motivos para conhecer e utilizar os serviços de coworking?
Todas as empresas e profissionais devem, constantemente, rever suas práticas de gestão e avaliar novas formas de trabalho e relacionamento com o objetivo de aumentar sua produtividade, eficiência e os resultados. Se você está procurando isso, visite os coworkings da sua cidade.
Se você é empreendedor e quer expandir a sua empresa em outra cidade, verifique os serviços de endereço fiscal oferecidos pelos coworkings do local onde pretende estabelecer sua filial ou novo negócio antes de duplicar a sua estrutura física e administrativa.
Se você é profissional liberar ou está iniciando sua empresa, com recursos próprios e não quer fazer investimentos desnecessários, ter o apoio de um coworking pode ser fundamental para o seu desenvolvimento, procure conhecer os ambientes compartilhados que existem em sua cidade.
Se você costuma viajar a trabalho para prospectar e atender clientes, colaboradores e parceiros em outras cidades, os ambientes de reunião e de atendimento dos coworkings podem ser uma solução perfeita para tornar estes eventos mais tranquilos, organizados e profissionais.
Se Cascavel/PR estiver na sua história ou no seu caminho, venha conhecer o Coworking BemGaia e seus serviços.
Quer conhecer o nosso espaço ou saber mais, entre em contato:
e-mail: contato@bemgaia.com.br
Whatsapp: (45) 99105-2995
Quer saber mais sobre inovação, empreendedorismo, serviços e sustentabilidade?
Siga-nos nas nossas redes sociais.
Autor(a): Liliam Radünz, advogada e empreendedora (liliam@bemgaia.com.br)